Pular para o conteúdo principal

O que é Topos Uranos

   

 Segundo Platão, a "alma", antes de ser aprisionada no corpo e no plano das coisas, e mesmo depois de sua libertação, se encontra em seu lugar devido, seu lugar de origem, o mundo das idéias.
    Neste lugar, a alma convive com as coisas em sua essência absoluta e imutável e para que esta (a alma) apreenda a verdade, bastaria olhar, contemplar.
    Platão em seu dualismo considera dois planos de existência, o mundo físico, material ou mundo das coisas, onde tudo é mutável e onde a verdade ou essência do conhecimento verdadeiro não reside e o mundo das idéias ou como Platão o denominava: Hyperuranion (lugar além dos céus)
    Este mundo das idéias é onde a verdade absoluta reside em sua forma verdadeira e permanente. Para alcança-lo, a partir de nosso plano, a única maneira seria através do intelecto, visto que todos os outros sentidos estão diretamente relacionados com o mundo das coisas e estão apreendendo constantemente as formas mutáveis e não verdadeiras dos seres, sendo assim nunca poderíamos alcançar a verdade através deles.
    O método utilizado por Platão para atingirmos o mundo das idéias seria a dialética. Fortemente influenciado pela maiêutica de seu mestre, Sócrates.
    Através da dialética, haveria um dialogo interrogante entre indivíduos, sendo possível gradualmente alcançar o Hyperuranion e a verdade, e que mais tarde, mais precisamente na idade média, virá a ser denominado pelos estudiosos de Topos Uranos
    

Comentários

  1. Me fez pensar nas pessoas que, de acordo com o envelhecimento, perdem sua criatividade, sua imaginação e ficam assim cada vez mais distantes do mundo das idéias, estando mais vulneráveis a seguir padrões da mídia e sociedade, se tornando alienados, seguindo somente um único ponto de vista, sem se permitir o "dialogo interrogante entre indivíduos". Poderia-se então considerar essas pessoas como "desalmadas", visto que a alma se encontra num mundo não mais habitado por esses indivíduos.
    Acredito que, infelizmente, pessoas assim tem se tornado cada vez mais comum na sociedade brasileira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Platão acreditava que, por já ter sido a "alma" pertencente ao mundo das idéias e por ela já ter contemplado oque seria a natureza verdadeira de tudo, esta fagulha do ser imutável pertence à ela e nela está contida. Dessa maneira, tendo apenas que ser despertada. Apesar das condições atuais de cada ser, meu amigo, todos poderiamos nos desvincular das futilidades e egoismos e nos voltarmos, um dia, para aquilo que realmente importa

      Excluir
  2. As vezes imagino que não sei quem sou eu,pós me vejo uma idiota nas garras de pessoas inteligentes p TNT maldade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário